A alegria é expansiva, ela avigora a circulação, aquece, dá calor ao corpo, anima e robustece o organismo, mantém a saúde, prolonga a vida. A tristeza, ao contrário, é reconcentrada; ela retarda a circulação, arrefece, tira calor ao corpo, desanima e enfraquece o organismo, arruína a saúde, encurta a vida. Mas, como os extremos se tocam, e todo o excesso é mau, se a deprimente tristeza é funesta à existência, a alegria, quando excessiva, materializada, nada racional, não o é menos, pode até fulminar. Por Dr. Antonio Pinheiro Guedes - livro Ciência Espírita.

Exemplos de valor

O ser estudioso do Racionalismo Cristão tem que dar exemplos de valor a criaturas com as quais esbarra a cada passo, em todos os lugares, desnorteadas com os sofrimentos, aflitas, sem saber que rumo tomar e, às vezes, tomando rumo errado, porque as religiões não ensinam uma saída correta para as criaturas neste mundo, e elas se quedam humilhadas, diminuídas e nada aproveitam desta encarnação, nada aproveitam das lições que poderiam ser tão úteis para os seus espíritos, porque muito se aprende com os tropeços da vida, com os sofrimentos.

Mas, para as criaturas esclarecidas como força e matéria tal não acontece, 
porque estamos sempre advertindo que é preciso ter valor neste mundo, saber superar as próprias inferioridades, as próprias faltas, seguindo em frente altaneiras, com valor e com coragem.

Exemplos de valor
Por Dr. Antônio Pinheiro Guedes
Fonte:
Livro para quando os reveses chegarem
Biblioteca Digital do Racionalismo Cristão

Poderá gostar de conhecer: